Este lado do Paraiso

6 09 2013

Estes dias tenho levado com uma overdose de programas do Anthony Bourdaine, chamado NO RESERVATIONS e que passam na SIC Radical. É a melhor maneira de viajar sem sair do sofá. E no penúltimo programa desta nova série, passado no Rio de Janeiro, um dos anfitriões do Tony diz-lhe algo que me ficou a bater: “Todos nós temos de encontrar o nosso cantinho no mundo, o Rio é o meu cantinho no mundo. Eu não o trocaria por nada”.

Image

 

De facto a maneira como uma cidade daquelas acomoda quase 10 milhões de pessoas, “cantinho” é mesmo a palavra adequada. Mas aquilo que mais me impressionou na atitude com que a frase foi dita, é o facto que quase ninguém na Europa alguma vez diria isso. Os Europeus só querem correr mundo. Um colega meu que tem gémeos de 18 anos, contou-me que eles antes de começar a universidade em Munique, vão para a Tailândia na próxima semana e dali vão iniciar uma tourné pela Asia oriental. Todos querem sair do cantinho e voar. Não os cariocas. Curioso pensar o que diria qualquer um de nós se alguma vez encontrar o seu cantinho no mundo. É fácil: aquele de onde se pode sair, mas não se quer.


Ações

Information

2 responses

6 09 2013
João Gonçalves

Eu acho que o difícil é encontrar “o cantinho”…..
Um abraço Luis!
JG

6 09 2013
Luis Moreno Campos

Obrigado pelo comentário João. Concordo. Na minha opinião “o cantinho” é mais um estado de alma que um local. Um estado conseguido à custa da cara-metade, realização profissional, amigos e também do ambiente. E por isso tão difícil. Abraço.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: